sábado, 3 de julho de 2010

projetos

O projeto é desenvolvido pelas pessoas que pensam sobre ele e atuam em sua realização .Os projetos desenvolvidos pelos alunos na busca e construção do conhecimento pressupõem metodologias específicas: perguntas, observações, hipóteses, verificações experimentais e deduções para alcançar a solução dos problemas e dos questionamentos.
Sem dúvida que nossos alunos estão mudados e a escola como ensino deve se adequar a essas mudanças . E uma das maneiras de estar cativando o interesse dos educandos é trabalhar com projetos, através de uma forma interdisciplinar ou também relacionado em uma única área do conhecimento e, durante seu desenvolvimento ir se abrindo e articulando conceitos de outras áreas em relação a uma disciplina específica trabalhada pelo professor visando um conhecimento abrangente. Sabendo que o mesmo faz parte do processo de aprendizagem e promove desafios que possam ajudar o aluno a aprender, a criar, representar e construir conhecimento de uma maneira em que ele é sujeito da aprendizagem e o professor parceiro do aprendizado.
“... Os professores que trabalham com projetos usando computador e propõem projetos para os alunos executarem estão praticando o ensino por projetos, uma forma equivocada de achar que estão trabalhando com projetos de aprendizagem. Quando um professor elabora um projeto para ser executado pelos alunos este não pode ser considerado dos alunos, mas, sim, do professor...A aprendizagem por projetos deve ser uma oportunidade para que os alunos possam pensar e julgar por si, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade..." Aprender por Projetos, Formar Educadores: Pedro Ferreira de Andrade

Um comentário:

  1. Trabalhar com projetos é uma tarefa desafiadora nos dias atuais principarmento por possuirmos alunos instigadores. Atravez dos projetos vamos em busca de compreeender e propor alternativas para a melhoria da qualidade de ensino e a construção do conhecimento.

    ResponderExcluir