quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vygotsky defende que o meio em que o aluno se encontra ou vive faz parte de sua educação que reflete na escola, esse pensamento é chamado de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.


Segundo reportagem retirada da revista Nova Escola... O aprendizado decorre da compreensão do homem com um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro o homem não se construí homem”. A formação se da numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor.

Da mesma maneira podemos utilizar esse pensamento na elaboração de um projeto escolar destacando o que o aluno sabe para depois acrescentar algo a mais refletindo o que eu sei e o que eu aprendi com esse projeto.

Um comentário:

  1. O psicólogo dielo-russo Ler Vygotsky foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos da pedagogia contemporânea sempre ressaltando a teoria com o saber do aluno onde o mesmo esta inserido no seu dia- a - dia partindo do estudo do saber científico comparando a teoria com a prática do educando.

    ResponderExcluir